Coordenador : Suzana Dantas Hecksher
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395293.2206.274646.11082023
Departamento/Setor: TEP
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Programa
Publico Alvo : PREFEITURA NITEROI - SEDEN
Local de atuação: UFF
Objetivo
OBJETIVOS O primeiro objetivo do projeto é estruturar e colocar em operação o Escritório Escola de Engenharia e Design (E3D). A criação e operação do E3D, tendo como escopo central a realização de projetos de desenvolvimento ou melhoria de processos, produtos e serviços realizados por empreendimentos Startups, de Economia Solidária e Microempreendedores Individuais (MEI) sediados em Niterói, e serão permanentemente orientadas por um conjunto de 7 (sete) objetivos. Os quatro primeiros são objetivos relacionados aos processos e produtos do E3D e, portanto, impactam à eficácia do projeto. Os objetivos I, II, III e IV orientam o caminho (estabelecimento da metodologia) para que se chegue aos resultados esperados. I. Estruturar e colocar em operação o Escritório Escola de Engenharia e Design (E3D); II. Ampliar a oferta de qualificação profissional, técnica, cidadã e ética para graduandos e empreendedores através da interação dialógica para enfrentamento de questões práticas, da troca e construção de conhecimentos atualizados e coerentes com a realidade niteroiense, voltados ao desenvolvimento socioeconômico sustentável dos empreendimentos; III. Estimular a associação e a sinergia entre os pesquisadores e extensionistas da Escola de Engenharia, empreendedores locais e os gestores públicos da Prefeitura Municipal de Niterói, realizando reuniões periódicas de planejamento, acompanhamento, feedback e identificação de oportunidades de aperfeiçoamento nas ações; IV. Promover a produção, gestão e o compartilhamento de conhecimentos e resultados com partes interessadas (Prefeitura, empreendedores, escola de engenharia e sociedade) - a partir da elaboração e disponibilização on line de relatórios gerenciais, casos de ensino (teaching cases) advindos das experiências extensionistas, material de treinamento e textos científicos; Os três objetivos seguintes são relacionados aos resultados, referem-se a impactos que se pretende gerar sobre a sociedade a partir das ações do E3D. Portanto, estes objetivos relacionam-se a efetividade do projeto. Estes foram construídos a partir do desdobramento de objetivos e metas selecionados dentre os estabelecidas pela Prefeitura Municipal de Niterói, disponíveis em: http://seplag.niteroi.rj.gov.br/livro_niteroi_que_queremos.pdf ; https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ ; http://observa.niteroi.rj.gov.br/area-de-resultado/niteroi-prospera-e-dinamica e http://observa.niteroi.rj.gov.br/ods/ods-8 ). Os objetivos V, VI e VII estabelecem os resultados pretendidos como contribuição do projeto ao alcance da Visão 2033, estabelecida pela Prefeitura Municipal de Niterói. V. Promover inovação e aumento do valor agregado das atividades econômicas apoiadas pelo projeto, mapeando, selecionando e executando projetos alinhados às competências relacionadas às formações oferecidas pela escola de engenharia, aos recursos e prazo disponíveis e aos demais objetivos do projeto; VI. Contribuir para o crescimento dos empreendimentos apoiados pelo E3D - Apoiar o desenvolvimento do negócio de Startups, de Economia solidária e MEIs, colaborando para ampliação de postos de trabalho, de trabalhadores com carteira assinada e possível conversão de MEI em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). VII. Fomentar a fixação de juventude qualificada em Niterói - A partir da interação dos graduandos com empreendedores locais, identificando oportunidades e demandas no mercado de trabalho local, espera-se elevar as chances dos alunos e egressos da Escola de Engenharia optarem por trabalhar em Niterói, seja em empresas existentes, seja na gestão pública, ou abrindo novos negócios e atuando para formação do polo de inovação e tecnologia em Niterói. METAS Como forma de permitir a avaliação da eficácia do projeto, para cada objetivo a seguir foram estabelecidos os indicadores e especificadas as formas de medição, as metas e os respectivos prazos para alcance. I. Objetivo: Estruturar e colocar em operação o Escritório Escola de Engenharia e Design (E3D). 1. Indicador: Formação da equipe base do Escritório Escola de Engenharia e Design (E3D). Forma de medição: Número de bolsistas selecionados e capacitados. Meta: maior que 10. Prazo: 6 meses. 2. Indicador: Infraestrutura física e tecnológica suficiente para iniciar a operação do E3D. Forma de medição: Avaliação qualitativa pelos membros da equipe base. Meta: mais de 70% avaliando como regular, boa ou ótima. Prazo: 12 meses. II. Objetivo: Ampliar a oferta de qualificação profissional, técnica, cidadã e ética para graduandos e empreendedores. 3. Indicador: Disponibilidade de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Forma de medição: Avaliação qualitativa pelos membros da equipe base. Meta: mais de 70% avaliando como regular, bom ou ótima. Prazo: 12 meses. 4. Indicador: Participação de alunos em projetos de extensão realizados no E3D. Forma de medição: Quantidade acumulada de alunos inscritos em projetos do E3D. Meta: maior que 10 alunos no Prazo de 12 meses. Meta: maior que 40 alunos no Prazo de 24 meses. Meta: maior que 100 alunos no Prazo de 36 meses. 5. Indicador: Participação de professores-orientadores em projetos de extensão realizados no E3D. Forma de medição: Quantidade acumulada de professores atuando como orientadores em projetos do E3D. Meta: maior que 1 professor no Prazo de 12 meses. Meta: maior que 3 professores no Prazo de 24 meses. Meta: maior que 10 professores no Prazo de 36 meses. 6. Indicador: Participação de empreendedores em projetos de extensão realizados no E3D. Forma de medição: Quantidade acumulada de empreendedores contemplados em projetos do E3D. Meta: maior que 3 no Prazo de 12 meses. Meta: maior que 20 no Prazo de 24 meses. Meta: 50 no Prazo de 36 meses. 7. Indicador: Volume de empreendimentos apoiados por projetos de extensão realizados no E3D. Forma de medição: Quantidade acumulada de empreendimentos apoiados por projetos do E3D. Meta: maior que 2 no Prazo de 12 meses. Meta: maior que 10 no Prazo de 24 meses. Meta: 30 no Prazo de 36 meses. 8. Indicador: Interdisciplinaridade. Forma de medição: Quantidade de cursos com aluno(s) inscrito(s) em projetos do E3D. Meta: 3 cursos no Prazo de 12 meses. Meta: 5 cursos no Prazo de 24 meses. Meta: 8 cursos no Prazo de 36 meses. III. Objetivo: Estimular a associação e a sinergia entre os pesquisadores e extensionistas da Escola de Engenharia, empreendedores locais e os gestores públicos da Prefeitura Municipal de Niterói. 9. Indicador: Atuação integrada governo-universidade-empresa, Forma de medição: Número de reuniões realizadas com presença de representantes das três esferas. Meta: maior que 3 no Prazo de 36 meses. IV. Objetivo: Promover a produção, gestão e compartilhamento de conhecimentos e resultados. 10. Indicador: Taxa de compartilhamento de conhecimento. Forma de medição: Número de documentos de ensino, pesquisa ou extensão produzidos a partir das experiências do E3D (ex.: casos de ensino (teaching cases), apostilas, artigos científicos etc.). Meta: maior que 5 no Prazo de 12 meses. Meta: maior que 10 no Prazo de 24 meses. Meta: maior que 20 no Prazo de 36 meses. 11. Indicador: Prazo de entrega de relatórios técnico-científico. Forma de medição: Número de documentos entregues no prazo de 30 dias. Meta: maior que 5 no Prazo de 12 meses. Meta: igual a 1 no Prazo de 12. Meta: igual a 1 no Prazo de 24 meses. Meta: igual a 1 no Prazo de 24 meses. METODOLOGIA A metodologia do projeto prevê etapas progressivas que abrangem desde a estruturação do Escritório Escola de Engenharia e Design (E3D) – contemplando a seleção de bolsistas e mobilização de infraestrutura para desenvolvimento das atividades –; passando pela identificação, triagem e distribuição de possíveis empreendimentos a serem apoiados pelas ações interdisciplinares de extensão; a execução e gerenciamento de projetos de desenvolvimento e melhoria de produtos, serviços e processos; até a divulgação de resultados, avaliação das lições aprendidas e difusão de conhecimento de forma a tornar públicos os avanços, contribuições e legados do projeto. Para a operacionalização sustentável da iniciativa, prevê-se a manutenção de uma equipe permanente de estudantes de graduação e pós-graduação vinculados a distintos cursos da Escola de Engenharia e Design da UFF, além de servidor técnico-administrativo, todos com competência para apoiarem a coordenação e os professores-orientadores dos projetos. Dessa forma, a implantação do escritório, a realização das atividades de intervenção junto aos empreendimentos selecionados, além das práticas de governança, transparência e reportagem dos resultados encontram-se mais bem detalhadas nas 10 (dez) etapas, especificadas a seguir: [1.] Formação da equipe base do Escritório Escola de Engenharia e Design (E3D): seleção e capacitação dos bolsistas (10 alunos de graduação, 1 aluno de mestrado e 1 técnico-administrativo). Cumpre observar que as capacitações da equipe base contemplam temas relacionados afetos à educação, políticas públicas e técnicas de identificação e solução de problemas, abrangendo, dentre outros, educação e extensão universitária; horizontalidade e intervenção técnica dialogada (relações dialógicas); Niterói Que Queremos; Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável; planejamento estratégico; PDCA e mapeamento de processos de negócio. [2.] Estruturação para operação do E3D: preparação da infraestrutura física e tecnológica, incluindo aquisições de material permanente e equipamentos, instalações e pequenos serviços de adequação que sejam necessários. Ainda em termos de estruturação, entende-se como relevante o desenvolvimento de: AvA – ambiente virtual de aprendizagem; de controles gerenciais; de material didático; de processos internos; de critérios de alocação de equipes de professores-especialistas UFF para apoio aos empreendimentos, além; de diretrizes e formulários para triagem, seleção e direcionamento dos empreendimentos a serem apoiados. [3.] Identificação de empreendimentos e empreendedores: levantamento de empreendimentos de distintas naturezas registrados em Niterói, com perfil aderente às vocações do escritório de projeto, em especial: startups; microempreendedores individuais (MEIs) e empreendimentos de economia solidária. Essa etapa visa a oferecer subsídios preliminares para delineamento de linhas de atuação mais efetivas, com base em informações como: identificação da atividade; contabilização de pessoal ocupado, pessoal com carteira assinada, idade e estágio do empreendimento, principais lacunas a serem superadas. [4.] Diagnóstico para direcionamento das intervenções: depuração analítica dos dados para fins de diagnóstico e clusterização do perfil dos empreendimentos. Verificação das principais oportunidades de contribuição do escritório de projetos por atividade econômica (tecnologia, turismo, cultura, naval, construção civil, comércio, indústria ou outros); mercado (nicho e região), desenvolvimento produtos/ serviços, identificação de diferenciais competitivos, assertividade na perseguição de clientes, racionalização de insumos críticos e gestão de fornecedores, aperfeiçoamento e/ ou aquisição equipamentos, identificação de processos críticos/ gargalos, oportunidades e prioridades identificadas e/ou subaproveitadas pelos empreendedores. [5.] Pré-seleção de projetos: Definição de um subgrupo de empreendimentos com problemas e oportunidades de desenvolvimento potencialmente afetas ao escopo de atuação do E3D e aos objetivos de melhoria dos indicadores do projeto, alinhados a indicadores da Cidade de Niterói (http://observa.niteroi.rj.gov.br/). Seleção de projetos de desenvolvimento ou melhoria de processos, produtos e/ ou serviços que possam utilizar competências relacionadas às formações em engenharia e design como, por exemplo: mapeamento e melhoria de processos de negócios; ergonomia e segurança no trabalho; operações logísticas, abrangendo distribuição física, estoque, layout; gestão da qualidade, estratégia; projeto de produtos e de identidade visual; eficiência energética e produção mais limpa; plano de manutenção de equipamentos; plano de boas práticas de fabricação; plano de infra de telecomunicações, incluindo projetos de cabeamento, de implantação de redes sem fio e projetos de pequenos sistemas de apoio; estudo de viabilidade técnica e econômica, precificação, entre outros. [6.] Realização de iniciativas-piloto para aprendizagem e refinamento dos procedimentos de trabalho do E3D: no sentido de iniciar, de maneira progressiva e refletida, as atividades de extensão propostas, prevê-se para o segundo semestre a identificação e seleção de 02 (dois) projetos-piloto (como sugestão, uma iniciativa MEI e outro Empreendimento da Economia Solidária) a serem desenvolvidos pela coordenação e bolsistas. Essas iniciativas-piloto serão relevantes para o acúmulo de aprendizagem do Escritório de Projetos, para o aperfeiçoamento dos procedimentos de trabalho, bem como para uma melhor calibração das estimativas de dimensionamento técnico e gerencial dos próximos projetos no que concerne a custos, prazos, número de visitas, tipo de intervenção, além das competências requeridas. Sob o prisma acadêmico-curricular, essas iniciativas-piloto também podem contribuir com reflexões relevantes para a atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia e de design, sobretudo no que concerne a uma proposição mais ajustada das disciplinas de extensão, seu objetivo pedagógico, conteúdo programático, competências a serem desenvolvidas, número de alunos por turma, número de atendimentos esperados, entre outros aspectos. [7.] Seleção e distribuição de projetos entre professores-orientadores e alunos inscritos para atuação no E3D. Identificação das competências necessárias à solução dos problemas centrais diagnosticados e formação da equipe para atuação junto aos distintos empreendimentos, considerando as demandas prioritárias para intervenção nos empreendimentos., as trajetórias dos estudantes e orientadores, as complexidades, objetivos, prazos, recursos e interesses. Esta etapa será repetida em 4 ciclos, cada qual contemplando um número crescente de empreendimentos até o fim do projeto. [8.] Execução e gerenciamento dos projetos selecionados: especificação do escopo das entregas previstas para cada projeto selecionado, bem como seu cronograma, orçamento, riscos e principais stakeholders envolvidos. Realização do acompanhamento administrativo e controle de indicadores do projeto, análise de externalidades, além de apoio aos professores no andamento dos projetos sob sua orientação. [9.] Gestão de conhecimento e resultados: elaboração de relatórios gerenciais sobre os projetos; fomento à produção de casos de ensino (teaching cases) advindos das experiências extensionistas. Desenvolvimento de bases de dados primários visando à produção de artigos. Desenvolvimento de repositório online para controle e divulgação resultados dos projetos de modo a compartilhar com partes interessadas (Prefeitura, empreendedores, escola de engenharia e sociedade) o andamento e os resultados advindos das iniciativas. [10.] Apreciação crítica dos resultados e aplicações de ações de melhoria: ao longo de todas as etapas, de maneira colegiada, serão feitas reuniões de acompanhamento, feedback e identificação de oportunidades de aperfeiçoamento nas ações, tanto por meio de diálogos com os empreendedores e representantes da Prefeitura de Niterói como, com as equipes da UFF de desenvolvimento e de suporte à realização dos projetos. Assim, reconhecendo a organicidade da iniciativa, de maneira participativa, podem ser propostas ações de melhoria a serem implementadas em curso, de forma a majorar os benefícios das intervenções técnicas dialogadas da equipe da Escola de Engenharia e Design da UFF junto aos empreendedores e à Prefeitura de Niterói.
Resumo
Este programa propõe a criação e operação do Escritório Escola de Engenharia e Design (E3D), que irá estruturar a atuação extensionista de docentes e estudantes da Escola de Engenharia (EE) da UFF, junto a empreendedores de Niterói. O escopo de atuação do E3D será em projetos de desenvolvimento e melhoria de processos, produtos e serviços realizados por empreendimentos Startups, de Economia Solidária e Microempreendedores Individuais (MEI), sediados em Niterói e adjacências. O objetivo geral do E3D será promover inovação, desenvolvimento socioeconômico sustentável e aumento do valor agregado das atividades econômicas apoiadas pelo escritório, contribuindo para o desenvolvimento de uma Niterói mais Próspera e Dinâmica. A metodologia do projeto prevê etapas que abrangem a formação da equipe base para atuação extensionista; a implantação da infraestrutura tecnológica e organizacional para operação do E3D; o mapeamento, análise e seleção de empreendimentos a serem apoiados; a execução e gerenciamento de projetos e a divulgação de resultados. Como resultados estão previstas contribuições para constituição de novas micro ou pequenas empresas (MPE), ampliação do número de postos de trabalho em empreendimentos de economia solidária e de trabalhadores com carteira assinada nos empreendimentos apoiados, além do crescimento no número de estudantes ou egressos da Escola de Engenharia que optam por trabalhar em empresas existentes ou abrir novos negócios em Niterói. Este projeto deixará como legado o E3D, um canal permanente para interação sinérgica entre a comunidade acadêmica da Escola de Engenharia, empreendedores locais e gestores públicos da Prefeitura Municipal de Niterói em prol do desenvolvimento local.